Vocação Profissional - Engenheiro Líder

Vocação Profissional - Engenheiro Líder

Vocação Profissional - Gestão

John Holland , psicólogo norte-americano, autor dos estudos da Teoria das Personalidades Vocacionais e Ambientes Profissionais. Descreve que a profissão é a expressão da personalidade e que os profissionais de uma mesma profissão possuem personalidades semelhantes. Segundo Ele, o desempenho e a satisfação são resultados das condições individuais de personalidade e ambientais.

Holland verificou que pessoas com determinados traços de personalidades se adaptam melhor a determinados trabalhos. Nestas condições, algumas classes de profissionais vão ter traços de personalidade semelhantes.De acordo com sua Teoria a escolha vocacional é uma expressão da personalidade e um grupo que exerce uma mesma profissão, normalmente, possui personalidades semelhantes.

Estas personalidades podem ser de seis tipos: realista, investigativo, artístico, social, empreendedor e convencional. Segundo Holland, pessoas com um mesmo tipo de personalidade, respondem de maneira semelhante a muitas situações e problemas e criam ambientes interpessoais característicos.

Comentar

Informações sobre o Autor da Postagem

Luís Salatiel - Postado em 06/06/2017 Comentar

Luís Salatiel é um especialista em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching. Se lançou na vida profissional como Ajudante de Mecânico industrial, em seguida atuou como Mecânico de Manutenção e então se formou como Projetista de Máquinas pela Pro-tec SP. Trabalhou como Desenhista e Projetista, em pouco tempo se tornou líder de equipes de manutenção e montagens. Mais tarde obteve a graduação no curso de Engenharia Mecânica pela PUC-BH e assumiu obras de médio e grande porte. Possui MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas e Certificação em Inspeção de Equipamentos e Soldagem. Atualmente realiza trabalhos como Professor de Gerenciamento da Manutenção e Gestão de Projetos realizando consultoria, palestra e treinamentos. Autor dos Livros “Gestão de Serviços Terceirizados” (2012) e “Engenharia – Liderança e Produtividade” (2015).

Novo Comentário