Artigo: Identificando Problemas - Princípio de Pareto - Engenheiro Líder

  • Home
  • /
  • Blog
  • /
  • Artigo: Identificando Problemas - Princípio de Pareto
Artigo: Identificando Problemas - Princípio de Pareto   - Engenheiro Líder

Artigo: Identificando Problemas - Princípio de Pareto - Gestão

Identificando Problemas - Princípio de Pareto

 

Uma das teorias de gestão mais útil especialmente para nós Engenheiros e que pode ser utilizada de maneira rápida e em várias circunstâncias é o Princípio de Pareto.

 

Vilfredo Pareto foi um economista Italiano que nasceu em 1848 e faleceu em 1923, Ele utilizou sua teoria para demonstrar que 80% da riqueza da Itália estava nas mãos de 20% dos habitantes. Em 1950 sua teoria foi utilizado por Joseph Moses Juran no desenvolvimento dos conceitos da Qualidade Total.

 

A proporção 80/20 pode ser aplicada para as mais variadas situações. Exemplo: 80% das suas vendas são realizadas por 20% dos clientes ou 80% das falhas ocorrem em 20% dos equipamentos.

 

Considerada a Teoria dos “poucos vitais e muitos triviais” não tem por objetivo ser uma medida exata de qualquer situação. As proporções podem ser 80/20, 70/30 ou 90/10, na realidade o Princípio de Pareto é uma regra prática que busca identificar as questões mais importantes. 

 

Boa semana!!!

Comentar

Informações sobre o Autor da Postagem

Luís Salatiel - Postado em 16/05/2018 Comentar

Luís Salatiel é um especialista em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching. Se lançou na vida profissional como Ajudante de Mecânico industrial, em seguida atuou como Mecânico de Manutenção e então se formou como Projetista de Máquinas pela Pro-tec SP. Trabalhou como Desenhista e Projetista, em pouco tempo se tornou líder de equipes de manutenção e montagens. Mais tarde obteve a graduação no curso de Engenharia Mecânica pela PUC-BH e assumiu obras de médio e grande porte. Possui MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas e Certificação em Inspeção de Equipamentos e Soldagem. Atualmente realiza trabalhos como Professor de Gerenciamento da Manutenção e Gestão de Projetos realizando consultoria, palestra e treinamentos. Autor dos Livros “Gestão de Serviços Terceirizados” (2012) e “Engenharia – Liderança e Produtividade” (2015).

Novo Comentário