08/08/2017

[Artigo] Conflitos Devido a Decisões Técnicas

Muitas das decisões tomadas por nós Engenheiros são baseadas em teorias, experiência, normas e boas práticas. Em algumas ocasiões estas decisões entram em rota de colisão com as expectativas de nossos clientes (ou Gestores). Exemplos destas situações são quando as decisões aumentam o custo, atrasam o cronograma, diminuem a produção ou reduzem as expectativas.
 O que fazer nestas situações é uma pergunta recorrente, então fica algumas dicas:

1) Mantenha-se calmo e de mente aberta

2) Comunicação. E o primeiro passo é ouvir. Procure seu cliente, ouça sobre os impactos da sua decisão, neste momento não argumente ou crie barreiras, apenas ouça e comece a buscar alternativas. Não deixe as fofocas proliferarem tipo: Engenheiro versus cliente. Mantenha a comunicação direta sempre focado na resolução do conflito e não apenas em manter sua posição.

3) Ofereça ao seu cliente uma segunda opinião, saiba que se você não oferecer, ele certamente irá buscar. E lembre-se, esteja aberto as soluções. Todo processo tem o objetivo de atender seu cliente dentro dos padrões da Engenharia e não apenas defender sua posição.

Seguindo estas dicas na maioria dos casos o conflito irá se resolver naturalmente.

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